A Prefeitura de Guarujá colocará em funcionamento ao menos 40 novos leitos para tratamento de pacientes com a covid-19. Já a partir desta segunda-feira (15) começam a operar 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santo Amaro (HSA) e outros 10 de enfermaria, que foram reativados.

E ainda nesta semana pelo menos leitos 20 de retaguarda para atendimentos de baixa e média complexidade no CAPS AD serão habilitados. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária também passará por uma remodelação para abrigar mais leitos de enfermaria.

A ampliação foi possível graças à comunhão de forças entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Os parlamentares destinaram, em sua totalidade, suas medidas impositivas destinadas à saúde para o custeio de operacionalização desses leitos.

“Era fundamental tomarmos uma atitude rápida e efetiva. Estamos observando um aumento exponencial no número de internações em todo o Brasil. Em Guarujá, chegamos com à lamentável marca de 79% de ocupação nos leitos públicos, número jamais atingido desde o começo da pandemia. Precisamos ter condições de dar assistência a todos que forem acometidos por este terrível vírus, que já ceifou muitas vidas, infelizmente”, coloca o prefeito Válter Suman.

Mais de 100 leitos mobilizados contra a covid-19

Desde o começo da pandemia da covid-19, em março de 2020, foram criados mais leitos para o atendimento a pacientes acometidos pela doença. Nesta terça-feira (16), estão ativos 116 leitos e à disposição via Sistema Único de Saúde. São 49 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 67 de enfermaria; um de UTI infantil e outros quatro de enfermaria. Com o incremento, o Município passou a ter à disposição 335 leitos públicos. Antes, havia 205.

Foram adicionados leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Vicente de Carvalho e Enseada, além do Complexo de Urgência e Emergência criado na UPA da Rodoviária. Também houve incremento de leitos no Hospital Santo Amaro (HSA) e Emilio Ribas II. E, por fim, as acomodações de retaguarda para baixa e média complexidade, no CAPS AD.

Foto: DivulgaçãoPMG

Campartilhe.

Sobre o Autor

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?